Pavlova com cobertura de natas e morangos

Pavlova: uma nuvem maravilhosa com um exterior sensível e crocante. Uma sobremesa vistosa, para um almoço/jantar especial, para levar para casa de alguém quando somos convidados para uma refeição, como "bolo" de aniversário ou simplesmente para fazer quando nos sentimos gulosos. Neste caso foi para um jantar de amigos em minha casa, que agradou bastante, tanto pelo sabor como pela leveza e frescura. É também uma óptima forma de aproveitar claras que sobram de outras receitas e que por vezes acabam no lixo. É uma sobremesa muito versátil pois pode - se variar na cobertura, substituindo a natas por lemon curd, iogurte grego, creme de mascarpone e na fruta, usando framboesas, mirtilos, pêssegos, manga, entre muitas outras opções. 


Pavlova:

  • 6 claras de ovo
  • 375 gr de açúcar
  • 3 colheres de sopa de amido de milho (maizena)
  • 2 colheres de sopa de vinagre branco
  • Raspas de 1 limão
Cobertura:
  • 2 pacotes de natas 
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 500 gr de Morangos
  • Sumo de 1 laranja
Pré - aqueça o forno a 180°C. Forre com papel vegetal um tabuleiro de ir ao forno. Para ajudar a dar forma há pavlova, desenhe com um lápis um circulo no papel vegetal com o auxílio de um prato ou outro utensílio redondo de mais ou menos 25 cm.
Para fazer a pavlova comece por bater as claras em picos suaves, quando tiver ganho alguma forma, adicione aos poucos o açúcar enquanto vai batendo as claras. Pare de bater quando obter um merengue de aspecto brilhante, com um textura cremosa e que não se sinta entre os dedos nenhum grão de açúcar. Adicione o amido de milho, o vinagre e as raspas do limão ao merengue e envolva suavemente. Coloque o merengue no tabuleiro, respeitando o círculo que desenhou. Desça a temperatura do forno para 120°C e leve ao forno durante uma hora. Ao fim dessa hora desligue o forno e deixe a pavlova arrefecer totalmente dentro do forno. Depois de fria coloque num prato virada ao contrário, criando uma superfície lisa para colocar a cobertura. Este processo tem que ser feito com muito cuidado pois a pavlova é um bolo bastante sensível e quebradiço, sendo sempre normal rachar um pouco.
Para a cobertura comece por cortar os morangos aos pedaços, juntar o sumo de uma laranja e uma colher de sopa de açúcar e deixar macerar por algum tempo. Juntar às natas as restantes duas colheres de sopa de açúcar e bater até estarem firmes. 
Colocar as natas sobre a pavlova, depois os morangos e algumas colheres do sumo de laranja. 
Sirva em fatias e bom apetite!




Comentários

Mensagens populares